terça-feira, 2 de julho de 2013

A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR MÉTODOS DIFERENCIADOS

     Para muitos alunos a Matemática é uma matéria sem atrativos. Utilizar métodos diferenciados a favor do ensino da Matemática como o lúdico torna a disciplina mais interessante e perto da realidade vivenciada no dia-a-dia. O fato dos alunos sentirem dificuldades com os quatros operações básicas nos levou a desenvolver aulas de reforço diversificadas.
     Esse projeto visa também elaborar materiais para laboratório de Matemática, confeccionados pelos alunos bolsistas, bem como alunos da escola, cujos objetivos são trabalhar conceitos básicos e conteúdos aplicados em sala, unindo o lúdico ao agradável.
     Foram feitas observações em sala de aula e à medida que fosse necessário e solicitado auxiliávamos os alunos e as professoras. As aulas de reforço são oferecidas em turnos opostos ao das aulas, neste caso, dois dias à noite e dois dias à tarde, que melhor atendesse aos alunos, podendo estes solicitarem horários diferenciados de acordo com a disponibilidade.
    Um dos obstáculos encontrados foi o desinteresse por grande parte dos alunos, principalmente do ensino médio, além do turno inverso não favorecer, caso o noturno.
     Constatamos que eles somente interessavam o mínimo de conhecimento necessário para fazer as avaliações.
     Nossa expectativa para o próximo ano é que haja maior procura dos alunos, pois iniciaremos os trabalhos diretamente com os alunos já no início do ano letivo e aplicando atividades diferenciadas no turno de aulas, juntamente com a professora de matemática e supervisora desse subprojeto, diferente do ano em curso que iniciamos no segundo semestre e tivemos que fazer o diagnóstico primeiro. Além disso, o entrosamento entre alunos e bolsistas e toda a equipe escolar já é maior em relação a este ano, o que nos traz boas expectativas em relação ao resultado do projeto.



Referências:
BRASIL, Secretaria de Educação Básica, Orientações Curriculares Para o Ensino Médio
Volume 2: Ciências da Natureza,Matemática e suas Tecnologias, Brasília: Mec 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário